O evento foi marcado com cenas recheadas com o humor inglês, como a rainha Elizabeth chegando ao estádio saltando de pára-quedas junto com o atual James Bond Daniel Craig. Mr.Bean também teve seu espaço, protagonizando uma paródia em cima do inesquecível filme Carruagens de Fogo. Kenneth Branagh foi outro que participou da festa e se mostrou visivelmente emocionado.
A parte literária da festa ficou marcada com a presença ilustre e rara de J.K Rowling (autora de Harry Potter). Peter Pan e Marry Poppins foram muito bem representados em lindas coreografias interpretadas por centenas de crianças.
Mas foi no quesito musical que o estádio literalmete chacoalhou. A música inglesa mostrou sua trajetória destacando seus principais artistas. Beatles, Stones, Sex Pistols, Queen,The Clash, The Who, Amy Whinehouse e New Order, foram alguns dos muitos artistas britânicos lembrados em uma espécie de tunel do tempo, e mostrou que em termos de musica não tem pra ninguém!
A festa ainda contou com o show do Sir Paul McCartney, enxutérrimo, para encerrar a cerimônia com Hey Jude.
Embalados por uma trilha sonora que inclui U2, dentre outros, as delegações desfilaram muita emoção e alegria e a platéia vibrou com a entrada do jamaicano Usain Bolt. Trajando um uniforme criado por Cedella Marley, filha do lendários Bob, o atleta que já entrou mostrando que veio para ganhar. Já a rainha, roubou a cena ao checar suas unhas durante a passagem da delegação britânica, mostrando o seu tradicional ar de pouco caso com a situação.
Os momentos mais emocionantes da noite foram a aparição de Mohammed Ali, e para nós brasileiros, a surpresa e honra de ter Marina Silva dentre as oito personalidades escolhidas para carregarem a bandeira olímpica. Uma bela homenagem por seu trabalho visando a paz mundial.