5 de fevereiro de 2014

like

Ontem o Facebook fez 10 anos, e acho que isso sim merece um post.

Já ouvi de tudo á respeito dessa mídia social que revolucionou o mundo. Há os que temem e usam desculpas como "não quero me expôr" ou "tenho mais o que fazer". Normalmente são os mesmos que acessam o site escondidos usando a senha de agregados ou outros.

Pois eu estou aquí hoje para parabenizar o Mark e sua turma pela genialidade criada. Porém, acho bacana tirarmos proveito dessa invenção de uma forma produtiva, usando e abusando de todas as ferramentas oferecidas.

Em primeiro lugar acho que amigos são amigos, e não vejo motivos para aceitar os que não são. Caso fique chato rejeitar o convite, coloque-o nos restritos.

Exposição tem limites e nem todos estão interessados nas fotos do seu dia-a-dia. Fotos de filhos acho sacanagem. Acho que postei umas 5 até hoje, e mesmo assim com a autorização deles. Quem disse que eles querem ser expostos dessa forma? Se quiserem, eles que postem quando crescerem. E quando digo quando crescerem, é quando crescerem mesmo. 

Continuo firme e forte com a opinião de que o Facebook não foi feito para crianças, e a desculpa dos pais que dizem "estar de olho" me deixam mais "p" da vida. Que raios de liberdade eles pensam estar dando aos seus filhos ao vigiarem secretamente (ou não) seus passos? E tem mais, estamos cansado de saber que o Facebook é um canal de entrada p/ o Youtube, cenas e comentários inadequados, e muito bullying (veja isso).Portanto, não se ofendam se não aceitei seu filho como amigo. Nothing personal.

Mas voltemos as coisas boas. Que delícia é poder entrar em contato com velhos amigos do mundo inteiro! Para as conversas mais íntimas, inbox sempre! Dar risadas com piadas postadas e participar de temas polêmicos também são ótimos passatempos. 

As cutucadas são uma ótima forma dos mais tímidos se manifestarem, já que basta dar um click e pronto. Namoros e flertes são muito mais comuns do que se imaginam, principalmente em tempos onde a violência nos afasta a cada vez mais das ruas. Casos de casamentos que nasceram no Facebook não são nem um pouco raros. Mas cuidado, o contrário também rola e a infidelidade vira e mexe é desmascarada por aí também.

Para os que não tem tempo para isso, existem os grupos. Sejam abertos ou fechados, há grupos para tudo. Já arrumei jardineiro, encanador, médico, receitas médicas urgentes, corretores imobiliários e até propostas de empregos através deles.Todos excelentes profissionais, já que são indicados por pessoas que você passa a confiar pois participam do grupo pelo mesmo motivo (agregar e dividir). Ok, a proposta de emprego não foi tão boa assim, mas que já rolou, rolou, e poderia ter sido!

Tem grupos de mães para tudo, de mulheres separadas, de colecionadores de globos de neves, adeptos ao Kama Sutra e do que você puder imaginar.

As Fanpages são ótimas e uso a minha para divulgar seu trabalho.Uso a minha (veja aquí) por exemplo para divulgar meu blog (e se der um like por lá já agradeço de antemão).

Quanto á sua privacidade, cabe á você impôr os limites. Mesmo assídua do Facebook, tenho certeza de que ninguém lá sabe como estou me sentindo agora, se e por quem estou apaixonada, quais as minhas verdadeiras preocupações e como foram meus resultados do meu último check-up. Enfim, o que quero dizer é que existe um belo caminho entre a exposição e a intimidade das pessoas, e que se souberem usar o Facebook da forma correta, vai ganhar o meu like!




Caso ainda duvide do poder positivo que essa ferramenta pode nos trazer, assista  aquí os 10 cases de sucesso promovidos pelo Facebook (sim,o Seu Raimundo está entre eles).