Enquanto não conseguimos entrar no Venus, o supermega yatch de Steve Jobs projetado por ninguém mais nem menos do que Philippe Starck, vamos nos contentando espiando o que há por dentro do “A”, o mais novo brinquedo do bilionário russo Andrey Melnichenko.
Com 394 pés (120 metros), o megabarco luxuosíssimo também foi projetado por Starck e custou mais de R$ 550 milhões. Mesmo sendo menor que os outros iates, o “A” possui detalhes únicos, com formas orgânicas e uma quilha que lembra uma lâmina cortando o oceano.
Na decoração, o barco não lembra em nada os iates tradicionais. Na sala principal há mesas de cristal Baccarat, acabamentos em prata polida e laqueado branco. Muitos ambientes têm espelhos do teto ao chão. Segundo Starck, representariam “beleza matemática” referente ao gênio matemático de Melnichenko que enriqueceu como banqueiro. A cama da suíte master gira em qualquer direção, para acompanhar o nascer ou pôr-do-sol. O acabamento das paredes tem couro de cabra pespontado à mão e couro branco de arraia. A ideia de Starck era fazer algo diferente dos megaiates que ele considera vulgares, elegendo formas orgânicas que o integrassem ao mar e à natureza.