14 de janeiro de 2013

3,14

Adoro quando saio do cinema com a certeza de ter absorvido as mensagens que o diretor tentou nos passar, de forma direta ou indireta. E ontem não foi diferente. Fui assistir ás Aventuras de Pi. O filme de Ang Lee que relata a jornada de um jovem indiano na companhia de seu tigre-bengala após um naufrágio.
Mas o filme fala muito mais do que isso. Além da fantástica direção de fotografia, são três as principais vertentes abordadas na saga: respeito, esperança e amor. Outra questão que me chamou muito a atenção é referente a despedidas e desapegos. Nem sempre temos a chance de nos despedir das coisas ou pessoas da forma que imaginamos, e muitas vezes isso é feito de forma pouco (ou nada) cerimoniosa. Isso pode acabar nos trazendo uma certa frustração, pois no fundo acabamos sempre fantasiando a romântica despedida. Nessas horas o ideal é aprendermos a lidar com o desapego. Bem difícil, mas real. 
A história é narrada pelo protagonista, que me cativou desde o princípio pela sua simplicidade e curiosidade perante a vida. A maior delas é relacionada á D'us e suas escolhas. Sua  explicação final relacionada ás escolhas que fazemos foi também uma lição e tanto. 
Tá dado o recado!