2 de junho de 2013

bom artpetite!

Ainda não conheçi ninguém com a mesma mania que eu, mas aposto que existe. Nunca saio de nenhum museu sem antes dar ao menos uma espiadinha no restaurante deles (e na lojinha tb!). Seja para um cookie no roof do MET , um almoçinho feminino no Modern do MOMA ou um jantar no badalado Georges no Pompidou, sempre dou um jeitinho para extender esse momento cultural ao maximo. E foi pensando nisso que resolvi procurar os top restaurants de museus pelo mundo. Vejam o que encontrei.


The Hermitage Restaurant, 
São Petesburgo, Russia
Localizado no prédio do Estado-Maior (General Staff building), o restaurante serve especialidades russas da era imperial.Sopas, saladas e pizzas também são servidas. São 10 salas para se escolher, incluindo uma com vista para a Palace Square. 


Nerua, Guggenheim Bilbao,Espanha
Situado ao lado da instalação de Richard Serra, o restaurante (com 1 estrela Michelin) ainda conta com uma vista para o rio Nerua. Seu interior conta com uma decoração minimalista e serena, enquanto na cozinha, Josean Martinez Alija (ex El Buli) pilota seus criativos pratos á altura das obras expostas no museu.

The Ludwig Museum Café, Colônia, Alemanha
Situado acima do rio Reno ,com uma face aberta e uma linda vista do skyline da cidade, o restaurante desse museu de arte contemporânea, que abriga obras de arte de Picasso, Warhol e Lichenstein, conta com pratos feitos com ingredientes cultivados in loco.Até mesmo as salsichas são homemade.


Café Campana,       
Musée D'Orsay, Paris
Recentemente aberto junto á reforma do museu, trata-se de uma versão moderna do centenário restaurante do museu D'orsay, que continua funcionando com sua decoração clássica e formal. Ambos servem comida clássica francesa, uma combinação perfeita para quem antes pôde se deleitar com a coleção de impressionistas  do museu.

Café Sabarsky,
Neue Galerie,New York
Comida autêntica Vienense está no menu do restaurante deste museu, dedicado á arte moderna Austríaca e Alemã.Com luminárias de Josef Hoffmann,e móveis de Adolf Loos, o café remete um clima da Austria do século 20.Pratos clássicos como o Wierner Schnitzel são preparados pelo chef Kurt Gutenbrunner.


The Gardem Museum Café,
Londres
Não é de se estranhar que esse entrou no ranking, já que fica situado no meio de um jardim inglês, considerados os mais belos do mundo.No menu, tortas,saladas e sopas variadas, de acordo com o calendário.Um charme!

Caffè Museo,SF MOMA , São Francisco

Aquí amantes da arte e da culinária unem seus prazeres comendo arte.O Picasso Palette cake e o menu Frida Kahlo são alguns exemplos dos pratos servidos no restaurante.






Café d'Art, Hara Museum of Contemporary Art, Tokyo

A cada nova exibição, os chefs criam um bolo novo,inspirado no artista expositor.Este da foto foi criado para a exposição de Henry Darger,em 2007. O restaurante ainda conta com uma linda vista para o jardim interno do museu.


Museo-Atelier Canova 
Tadolini Ristorante,Roma,Italia
O antigo atelier do artista neoclassico Antonio Canova e seu pupilo Adamo Tadolini, o restaurante abriga bustos e estátuas de emperadores e anjos.Um dos cenários mais encantadores de Roma, além de servirem deliciosos pratos italianos como o spaghetti all'a               amatriciana, especialidade da casa.

Acropolis Museum Restaurant, Atenas, GréciaAté mesmo Zeus iria querer uma mesa aquí, onde a janela dá para uma das mais belas vistas do mundo antigo.Com o Parthenon como pano de fundo, o restaurante conta com um menu grego que também vale a pena, principalmente ás sextas-feiras,quando o retaurante abre as portas até a meia-noite para servir um jantar de frutos do mar.