10 de junho de 2013

kimono de luxo





 
Em Kanazawa, uma cidade no leste do Japão famosa por suas tradições, o artesão Ikkou Teranishi é a encarnação viva da arte de Kaga Yuzen: trata-se de uma técnica específica de produção de kimonos de alta qualidade, desenvolvida esta região. Visitas (pagas)são vindas em sua oficina, onde o artesanato de seda atinge as próprias cúpulas de graça e finesse.

Ikkou Teranishi é um homem afável e primorosamente educado, apesar de ter uma agenda lotada. Ele não mencionou, mas ele provavelmente acha irônico o fato de ter que explicar as sutilezas de sua arte a um visitante em um curto espaço de tempo, quando se leva semanas ou mesmo meses para fazer apenas um quimono. O Japonês não perdeu o hábito lento da precisão, um ritmo delicado que permite que um artesão a trabalhar de acordo com as regras do antigo artesanato tradicional japonês. Esta é sempre uma surpresa para os visitantes acostumados com o ritmo frenético imposto pela economia moderna, em que o país foi jogado de corpo e alma desde o fim da II Guerra Mundial.

Imbuída com sabedoria e serenidade, a oficina de Ikkou Teranishi é como um museu vivo. Em uma sala iluminada, os kimonos expostos são de tirar o fôlego. Finura incrível de linhas graciosas, motivos e cores harmoniosas, cada item é único, com acabamentos excepcionais exemplares.
A Kaga Yuzen, arte da tomada de kimono, foi introduzido na região no início do século 18. Caracteriza-se por uma técnica de fabricação inicial. O artesão (ou deveríamos dizer, o artista) chama sucessivamente, cores, tintas, vapores e lava a seda. Isso era comumente realizado (embora raramente nos dias de hoje) em água de dois rios de Kanazawa - o Sai e Asano. Kaga Yuzen também se distingue pelo seu design diferenciado, a meio caminho entre o realismo e a ornamentação geométrica. No estilo de uma pintura romântica concentra-se em reproduzir imagens do Japão tradicional: flores, árvores, pássaros, paisagens de montanha. O mais importante é que se esforçe para criar uma harmonia entre o kimono e a pessoa que usá-lo, expressando um sentimento de pudor e delicadeza que caracteriza as formas de relações sociais japonesas.



É por essas e outras que um de seus kimonos não saem por menos que £8.000.

O valor de um quimono de Kanazawa é impagável. Ele tem a mesma posição que os tecidos brocados de Kyoto, usa a técnica de Nishiki e é procurado para casamentos e cerimônias importantes.

Ikkou Teranishi, herdeiro de uma dinastia de artesãos respeitáveis ​​e destinatário de vários prêmios, cria não mais que quatro ou cinco kimonos por ano. Ele também fabrica kakemono (tiras de tecidos de seda que penduram nas paredes) e noren (cortinas que pairam sobre portas). 
O preço de um quimono tradicional é igual ao de sua qualidade e custa pelo menos £ 8.000. No entanto, alguns exigem até seis meses de trabalho paciente e valem muito mais. 
Cerca de duas centenas de oficinas na área de Kanazawa perpetuar o Kaga Yuzen tradição. Eles produzem de 800 a 1 000 quimonos por ano, daí a necessidade de clientes fazerem seus pedidos com antecedência. 
Quanto aos turistas, eles têm a oportunidade de sonhar um pouco: Ikkou Teranishi permite senhoras que visitam a experimentar um quimono e até mesmo ir para fora na cidade com ele. Thant's all!