Pavilhão da Serpentine, projeto de Sou Fujimoto, abre neste final de semana
O Pavilhão da galeria Serpentine, em Londres, cujo projeto foi desenvolvido pelo arquiteto japonês Sou Fujimoto, abre no próximo sábado, dia 08.
Fujimoto, de 41 anos, é o 13º artista – e o mais novo – a aceitar o convite de projetar a estrutura temporária da galeria Serpentine.
O projeto do Pavilhão é um dos eventos mais aguardados do calendário cultural da galeria. Já participaram das edições passadas Herzog & de Meuron e Ai Weiwei (2012), Frank Gehry (2008), Oscar Niemeyer (2003) e Zaha Hadid (2000).
Fujimoto é um dos arquitetos mais renomados do mundo e sua inspiração vem de estruturas orgânicas, como florestas e cavernas.
“Estamos entusiasmados em trabalhar com um dos arquitetos mais fascinantes do mundo. Visionário, Fujimoto concebeu um projeto extraordinário em resposta ao nosso convite. Ele criou uma estrutura que irá encantar os visitantes durante todo o verão”, afirmaram Julia Peyton-Jones e Hans Ulrich Obrist, diretora e co-diretor, respectivamente, da galeria Serpentine.
Em 2012, o alemão Jochen Volz assumiu o cargo de curador-chefe da galeria londrina. Até então, ele era diretor de arte e programação do Instituto Inhotim, em Minas Gerais.