19 de março de 2014

luto

Mais uma perda no mundo da moda.Não que eu fosse fã da moça, mas isso é completamente irrelevante nesse caso. O fato é que tudo indica que a principal causa do suicídio de L'wren Scott, companheira de Mick Jagger desde 2001, era uma dívida de milhões que ela acumulava.

Sim, por fora bela viola,e por dentro pão bolorento.Infelizmente é assim que descrevo o mercado da moda nos dias de hoje.

Aquí no Brasil tivemos uma situação bem parecida ano passado com a perda da talentosíssima Clô Orozco, da Huis Clos. Também se suicidou por causa das dívidas. O fato é que tá todo mundo quebrado e os que não quebraram são as grandes marcas internacionais que vivem da perfumaria e acessórios em geral. 
Se quiserem exemplos mais sólidos, dêem uma conferida nos belos copos de requeijão e os Band-Aids do talentosíssimo Alexandre Herchcovitch, um dos poucos reconhecidos internacionalmente.Nem dono de sua marca ele é mais. Isabela Capeto, outra promessa de representar o tal "estilo brasileiro" para o mundo,também teve que apelar, ganhando dinheiro com os tais copos e mini-coleções para a C&A.

Uma verdadeira pena uma profissão tão interessante, que envolve tanta criatividade ser desvalorizada desta forma. 

Dizer que tudo já foi criado também não é desculpa. Quando se tem talento e criatividade o céu é o limite. 

Pra mim, o melhor de todos, John Galliano, perdeu toda a sua credibilidade com suas declarações nazistas de péssimo gosto (estando ele embriagado ou não). Outro gênio, Alexander McQueen também se matou. Pelo jeito tinha motivos.
Sabemos que o dinheiro nas mãos erradas e os valores completamente distorcidos. Esses são sim, motivos de sobra para colaborarem com a crise nesse setor, mas o que mais me intriga é a falta de personalidade nas pessoas, que se acomodaram em sua calças jeans e vestidinhos pretos há décadas ao invés de ousarem com o novo e mostrarem quem são realmente.
Clô enterrou a moda no Brasil, será agora L'wren Scott quem enterrará a moda por lá? Ou será que ainda dá pra mudar o luto pelo verbo lutar?