4 de março de 2014

respire e inspire-se

Simplesmente imperdível a exposição "Inspirations", com curadoria de Dries Van Noten em Paris,mais precisamente no Musée des Art Decoratifs. A exposição oferece uma visão explícita de seu processo criativo.
A mostra reúne peças de suas coleções passadas com obras de arte (obras-primas do século 19, incluindo pinturas de Francis Bacon, fotos do filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick e Jane Campion de O Piano).
Com ajuda da curadora Pamela Golbin, a exposição de Dries no museu funciona como um enorme quadro de referências e marca parcerias com várias outras instituições, como o Louvre, o Pompidou e o Museu de Belas Artes de Antuérpia, que cederam quadros para a mostra. 
“Inspirations” ainda conta com criações de vários outros estilistas, como Christian Dior, Giorgio Armani e Cristóbal BalenciagaElsa Schiaparelli ,entre outros que aparecem misturados com as próprias criações de Van Noten.
A exposição abre com uma parede enorme estampada com os nomes de todos os estilistas, fotógrafos, modelos, revistas e filmes que o inspiraram quando ele ainda estava na faculdade.Todas as referências aparecem agrupadas por temas. 
No total,são mais de 400 looks  que aparecem ao meio de quadros de Picasso e Damien Hirst, criando uma justaposição bem interessante: o new look da Dior, por exemplo, aparece em uma seção dedicada ao punk
Filmes de Hitchcock aparecem cercados de saias rodadas e um casaco de Louis XV está exposto lado a lado com um retrato de Jimi Hendrix.
Mais à frente, um cantinho dedicado à Índia explora a relação de Dries com o país, para onde ele viaja desde 1987, quando começou uma parceria com bordadeiras locais. Desde o início dessa parceria, Dries incentiva os artesãos a ampliarem ainda mais suas técnicas artesanais.

Finalizando a exposição, vemos um video com todos os encerramentos de desfiles do belga, que assina algumas das coleções mais lindas das semanas de moda de Paris. Não há dúvidas: fãs ou não de Dries, quem gosta de moda e vai passar por Paris nos próximos seis meses não pode deixar de conferir “Inspirations” de pertinho. Uma verdadeira aula de criação.
Numa época onde vivemos de cópias escancaradas, a inspiração explorada de forma tão única e criativa deve ser celebrada e passada adiante, para inspirar toda uma nova geração.
3-1-2014 2-09-39 AM“Inspirations” fica em cartaz de 1 de Março a 31 de Agosto.