22 de maio de 2013

sem sinal

Uma coisa vem me chamando muito a atenção ultimamente: a falta de entrosamento entre  famílias e casais. Outro dia flagrei uma família inteira, pai mãe e filhos, mexendo em seus celulares durante a refeição toda! E pra vocês terem idéia da concentração das pessoas, nenhuma nem percebeu que eu estava fotografando (eu estava numa mesa praticamente colada a deles). Não houve sequer uma interação para compartilharem uma foto ou mensagem.
Tal fato me chamou tanto a atenção que acabei postando-a em meu Instagram.O nome da série  é e o que poderia parecer interpretação fica claro com um olhar atento sobre as fotos: casais sentados num bar, restaurante ou em qualquer outro espaço público, alheados um do outro, desconectados. Parece haver um mundo que os separa.
Hoje me deparei com uma reportagem sobre a série de fotos Bored Couples (Casais Entediados) clicadas por Martin Parr, que retrata a desconexão entre casais. Uma série de fotos clicadas em 1993, onde fica claro o desinteresse de um pelo outro. 
Um tema muito interessate, para não se dizer triste.
O fato é que tal fenômeno sempre existiu, independente de termos ou não celular. O celular, no entanto, virou a desculpa perfeita que os olhares precisavam para não se perderem no espaço. Espaço este, que serviria como um alerta para que as pessoas tentassem preenchê-lo de alguma forma mais agregadora, com o intuito de resolverem seus problemas. O problema agora é quando acaba a bateria...