24 de agosto de 2013

improvisation

Navegando por aí, encontrei esse post interessantíssimo. Não resisti e copiei pra vocês!

12 grandes momentos de improviso no cinema

1. Taxi Driver (1976) – “Are you talkin´ to me?”
Robert De Niro, que personificou o perturbado Travis, em Taxi Driver, foi instruído por Martin Scorsese a apenas encarar seu reflexo no espelho. A popular frase “are you talkin’ to me?”, portanto, foi obra de um momento de pura criação do ator, tornando-se um dos bordões mais lembrados até hoje.
2. O Virgem de 40 Anos (2005) – “Sabe como eu sei que você é gay?”
Seth Rogen e Paul Rudd mandaram muito bem trocando alfinetadas na cena do carro em O Virgem de 40 Anos. O resultado, inteiramente improvisado, ficou tão divertido que no bônus do filme foi incluída a tomada completa, que se estende por 6 minutos.
3. Django Livre (2012) – Calvin Candie com o crânio do velho Ben
Numa das cenas do mais recente filme de Quentin Tarantino, Django Livre, Leonardo DiCaprio corta a mão sem querer durante um momento de exaltação de seu personagem, quando este mostra aos visitantes Dr. King Schultz e Django o crânio de um ex-servo. Contudo, o ator segue com a cena, tornando-a parte de sua interpretação visceral e completamente ignorada pelo Oscar.
4. O Fugitivo (1993) – Samuel Gerard em resposta a Richard Kimble
Em um confronto entre os personagens, Kimble dispara: “Eu não matei minha mulher!”. Samuel, em posição de rendição, rebate “Eu não me importo”, frase que não estava no guião do filme.
5. O Iluminado (1980) – “Here’s Johnny!”
Proferida quando Jack Nicholson, no papel de Torrance, estava atrás da mulher que fugia, “Here’s Johnny” é uma expressão que provém de um programa de Johnny Carson chamado Tonight Show, por meio da qual o apresentador se introduzia ao público. A liberdade do ator, explorada por Kubrick, presenteou os espectadores com mais um bordão bastante lembrado e repetido na atualidade.
O vídeo pode conter Spoiler:
6. Debi e Lóide: Dois Idiotas em Apuros (1994) – Barulho Chato
A parceria entre Lloyd (Jim Carrey) e Harry (Jeff Daniels), nesta cena, é mais um atestado do sucesso da comédia Debi e Lóide. Ela retrata um improviso que se inicia no instante em que o personagem de Carrey pergunta ao desconhecido se ele quer ouvir o barulho mais chato do mundo. A sequência ficou bastante engraçada.
7. Nascido Para Matar (1987) – Intimidação dos soldados
O ator Ronald Lee Ermey, na realidade um sargento do exército, não possuía diálogos na cena em que intimida os soldados por meio de xingamentos. Tudo foi mera improvisação.
8. Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980) – Han Solo em resposta a Leia
Han Solo (Harrison Ford), antes de ser congelado em O Império Contra-Ataca, ouve a Princesa Leia (Carrie Fisher) revelar seu amor por meio de um belo “Eu te amo”. Ford, achando que o “Eu também te amo” do roteiro não combinava com o personagem, acabou respondendo brilhantemente com um “Eu sei”.
9. Os Suspeitos (1995) – “Give me the keys”
Quando a frase “Give me the keys, you fucking cocksucker!” foi proferida por cada um dos cinco atores em uma cena de Os Suspeitos, as reações foram completamente inesperadas – o que foi, é claro,  resultado de improvisações.
10. Zoolander (2001) – “Por que modelos masculinos?”
Na conversa entre Zoolander (Ben Stiler) e JP Prewitt (David Duchovny), Stiller questiona “Por que os modelos masculinos?”. Logo depois da demorada resposta do companheiro, o protagonista se perde no texto e refaz a pergunta. David, então, improvisa mandando um “Você está brincando? Eu acabei de explicar isso!”.
11. Laranja Mecânica (1971) – “I’m singin’ in the rain!”
Stanley Kubrick pediu a Malcolm McDowell que fizesse o personagem Alex dançar na cena de invasão à residência de um casal. Assim que começaram as gravações, porém, McDowell fez além e começou a cantar “Singin’ in the rain”, música tema do longa homônimo Cantando na Chuva. O resultado, dando ar maquiavélico à filmagem, ficou tão bom que Kubrick comprou os direitos da música por 10 mil dólares para mantê-la no filme.
12. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) – Explosão do hospital
O script ditava que o Coringa (Heath Ledger) seguisse para o ônibus assim que a explosão fosse interrompida, esperando sua retomada. Todavia, Ledger parou de caminhar, e, improvisando, começou a apertar o detonador, como se a bomba não estivesse funcionado. A cena ficou genial.
[Bônus] Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981) – Confronto com o Espadachim
Indiana Jones (Harrison Ford) está no meio de um resgate quando é surpreendido por um espadachim. O roteiro previa uma longa luta entre os dois, mas Ford apenas sacou o revolver e atirou no adversário. Há duas versões para o motivo da cena ter sido alterada: a primeira delas dita que o ator teve intoxicação alimentar grave e não pôde fazer as gravações, enquanto a segunda diz que Ford estava de ressaca e sem paciência para a a batalha, decidindo resolver o assunto daquela forma. Improviso total ou não, a repaginação se tornou um dos momentos mais cômicos da saga, com a atitude despreocupada e indiferente do protagonista. Merece estar na relação.
Obs.: O vídeo mostra como era pra ser e como realmente foi a referida cena.